Percurso II – Cabeção

Hoje, o percurso é pela vila de Cabeção que, segundo consta, foi fundada pelos cavaleiros da Ordem Militar de S. Bento de Avis, em data incerta posterior a 1211, durante o reinado de D. Afonso II.
O Parque Ecológico do Gameiro é um tesouro guardado no concelho de Mora, freguesia de Cabeção. A praia fluvial em conjunto com o Passadiço do Gameiro e o bar de apoio formam um lugar privilegiado de lazer e bem estar.
O passadiço de madeira tem 1,5 quilómetros de comprimento, começando na bonita praia fluvial do Gameiro e seguindo ao longo da ribeira da Raia, com vista para os montados alentejanos. Quando o passadiço acaba o caminho segue por mais quatro quilómetros até ao fluviário. Ao longo do passeio, se for o nosso dia de sorte, podemos avistar garças-reais, os guarda-rios e os gaios e diversificada flora.
O passadiço tem início na vistosa Praia Fluvial do Gameiro e segue junto ao tranquilo Rio Raia, bordejado pelos belos montados alentejanos. As paisagens ribeirinhas são mesmo idílicas e, como o passadiço segue por uma zona bastante selvagem, volta e meia conseguem-se avistar várias aves características da região, como sejam as garças-reais, os guarda-rios e os gaios, bem como diversificada flora.

O final de um dia de Verão, quando o calor amansa e o céu se pinta das cores do pôr do sol, é uma hora super prazenteira para fazer uma caminhada no passadiço.

Já ouviram falar do Fluviário de Mora? Provavelmente sim. Caso contrário, posso dizer que é verdadeiramente imperdível e um dos melhores programas para fazer com crianças no Alentejo.
Há três coisas que gosto no Fluviário. A primeira é a sua arquitectura, espaçosa, arejada, moderna. Uma bonita estrutura, branca como as casas alentejanas, bem inserida na paisagem. E muito fotogénica.
A segunda é o seu interior, a alma daquilo que nos leva a visitar este espaço, com peixes e peixinhos, uns mais cinzentos, outros mais coloridos. E as lontras, claro, as Prima Donas deste bailado aquático.
É oferecido ao visitante uma simulação dos habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio.
A terceira é a sua envolvente que inclui o pequeno lago que nos espera no final da visita.
A última vez que andei por estas bandas foi no mês de Julho e aos meus olhos oferecia-se uma paisagem vibrante de cores das muitas pequenas flores que por ali florescem.
Mesmo ao lado do fluviário fica o parque de arborismo do Gameiro. É um parque de aventuras radicais dirigido aos mais novos. Integra um percurso no topo das árvores com escalada, atravessamento de pontes de corda, de madeira e slide.

Mora encarna a ideia de paraíso de quem ama a pesca. Basta dizer que tem uma pista de pesca internacional em Cabeção, tendo já acolhido o Campeonato do Mundo de Pesca de Clubes e o Concurso Nacional de Pesca FEEDER.

Se a sua ideia de férias ou de um fim de semana bem passado inclui desportos de aventura na água, muita adrenalina e emoção, cá está a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção para a/o levar à descoberta das ribeiras da Seda e da Raia.

Cabeção também tem oferta cultural. O Centro Cultural, inaugurado em 2018, acolhe exposições de pintura, fotografia e artesanato, entre outras. No Natal, aconselho vivamente a exposição de presépios. A última edição reuniu mais de 600 presépios, de todos os tamanhos e feitios, feitos dos mais diversos materiais, desde cortiça até nozes e bolotas.

À noite, no pequeno largo que resulta da confluência da Rua do MFA com a rua João de Deus, as luzes da vila proporcionam esta visão luminosa da malha urbana. De dia, aqui se sentam os homens da vila, à conversa uns com os outros.

💭 Centro Cultural de Cabeção
R. 5 de Outubro 30, 7490-101 Cabeção
📞 266 439 070 (Câmara Municipal de Mora)
🌞 METEOROLOGIA EM CABEÇÃO
🚍 COMO CHEGAR A CABEÇÃO
De carro
😴 ONDE DORMIR
Em Cabeção: Casa Zé Actor
Em Brotas: Casas de Romaria
Em Mora: Hotel Solar dos Lilases
🍴 SENTADA À MESA
SUGESTÕES: Migas de Espargos ou Coentros, as melhores de todo o concelho; Sopa da Panela de Pombo Bravo, uma refeição aromática e de antigos sabores da aldeia; torresmos de rissol, uma deliciosa entrada a não perder.
Solar da Vila
Rua da Esperança 17, 7490, Cabeção
📞+351 933 818 943
SUGESTÃO: Sopa de Cação; Javali.
💭 O Fluviário
Parque Ecológico do Gameiro
📞 +351 266448130
SUGESTÃO: Migas de Espargos
VIAJE EM SEGURANÇA em tempo de COVID-19
- Planeei com a sua viagem cuidadosamente e escolha todos os lugares que quer visitar. Se for visitar cidades verifique quais são as medidas de protecção em vigor no local para onde vai. Se quiser visitar museus e monumentos compre os bilhetes online sempre que isso seja possível evitando, assim, estar em filas. Certifique-se que esses locais aplicam medidas de protecção sanitária.
- Se for a restaurantes escolha os que respeitam todas as regras de protecção sanitária, incluindo a possibilidade de manter a distância social.
- Procure fazer as suas visitas a cidades quando o comércio já estiver fechado. Haverá menos gente nas ruas. Se quiser fazer compras, assegure-se que vai protegido.
- Leve consigo máscara facial e gel. Verifique se para onde vai é preciso ter consigo o seu passe sanitário.
Bom dia.
Sou habitante de Cabeção e frequentador da zona do Gameiro.
Quero só complementar a informação relativa ao passadiço: fazendo o percurso a partir da praia fluvial, é possível continuar, num caminho de terra batida, sempre pela base da encosta junto ao rio, até às ruínas da habitação de uma azenha que havia (actualmente submersa) e daí até à vila de Cabeção, num percurso que acompanha quase sempre a ribeira.
(distâncias: 1,5km passadiço + 0,5km até às ruínas + 3km até Cabeção; dificuldade: fácil)
É possível, também outros percursos fáceis ao redor da vila de Cabeção, sem dificuldade, porque são planos.
Boas viagens…
L. Canelas
GostarGostar
Muito obrigada por seguir o blogue e pelas informações que nos traz. Irei certamente fazer esse percurso da próxima vez que estiver no concelho. Saudações bloguistas.
GostarGostar