Vá para fora. Venha até Mora! (2)

Percurso II – Cabeção

Hoje, o percurso é pela vila de Cabeção que, segundo consta, foi fundada pelos cavaleiros da Ordem Militar de S. Bento de Avis, em data incerta posterior a 1211, durante o reinado de D. Afonso II.

O Parque Ecológico do Gameiro é um tesouro guardado no concelho de Mora, freguesia de Cabeção. A praia fluvial em conjunto com o Passadiço do Gameiro e o bar de apoio  formam um lugar privilegiado de lazer e bem estar.

O passadiço de madeira tem 1,5 quilómetros de comprimento, começando na bonita praia fluvial do Gameiro e seguindo ao longo da ribeira da Raia, com vista para os montados alentejanos. Quando o passadiço acaba o caminho segue por mais quatro quilómetros até ao fluviário. Ao longo do passeio, se for o nosso dia de sorte, podemos avistar garças-reais, os guarda-rios e os gaios e diversificada flora.

O passadiço tem início na vistosa Praia Fluvial do Gameiro e segue junto ao tranquilo Rio Raia, bordejado pelos belos montados alentejanos. As paisagens ribeirinhas são mesmo idílicas e, como o passadiço segue por uma zona bastante selvagem, volta e meia conseguem-se avistar várias aves características da região, como sejam as garças-reais, os guarda-rios e os gaios, bem como diversificada flora.

O final de um dia de Verão, quando o calor amansa e o céu se pinta das cores do pôr do sol, é uma hora super prazenteira para fazer uma caminhada no passadiço.

Já ouviram falar do Fluviário de Mora? Provavelmente sim. Caso contrário, posso dizer que é verdadeiramente imperdível e um dos melhores programas para fazer com crianças no Alentejo.

Há três coisas que gosto no Fluviário. A primeira é a sua arquitectura, espaçosa, arejada, moderna. Uma bonita estrutura, branca como as casas alentejanas, bem inserida na paisagem. E muito fotogénica.

A segunda é o seu interior, a alma daquilo que nos leva a visitar este espaço, com peixes e peixinhos, uns mais cinzentos, outros mais coloridos. E as lontras, claro, as Prima Donas deste bailado aquático.

É oferecido ao visitante uma simulação dos habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio.

A terceira é a sua envolvente que inclui o pequeno lago que nos espera no final da visita.

A última vez que andei por estas bandas foi no mês de Julho e aos meus olhos oferecia-se uma paisagem vibrante de cores das muitas pequenas flores que por ali florescem.

Mesmo ao lado do fluviário fica o parque de arborismo do Gameiro. É um parque de aventuras radicais dirigido aos mais novos. Integra um percurso no topo das árvores com escalada, atravessamento de pontes de corda, de madeira e slide.

Mora encarna a ideia de paraíso de quem ama a pesca. Basta dizer que tem uma pista de pesca internacional em Cabeção, tendo já acolhido o Campeonato do Mundo de Pesca de Clubes e o Concurso Nacional de Pesca FEEDER.

Se a sua ideia de férias ou de um fim de semana bem passado inclui desportos de aventura na água, muita adrenalina e emoção, cá está a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção para a/o levar à descoberta das ribeiras da Seda e da Raia.

Cabeção também tem oferta cultural. O Centro Cultural, inaugurado em 2018, acolhe exposições de pintura, fotografia e artesanato, entre outras. No Natal, aconselho vivamente a exposição de presépios. A última edição reuniu mais de 600 presépios, de todos os tamanhos e feitios, feitos dos mais diversos materiais, desde cortiça até nozes e bolotas.

À noite, no pequeno largo que resulta da confluência da Rua do MFA com a rua João de Deus, as luzes da vila proporcionam esta visão luminosa da malha urbana. De dia, aqui se sentam os homens da vila, à conversa uns com os outros.

💭 Centro Cultural de Cabeção
       R. 5 de Outubro 30, 7490-101 Cabeção 
      📞  266 439 070 (Câmara Municipal de Mora)

🌞 METEOROLOGIA EM CABEÇÃO

O tempo no Concelho de Mora

🚍 COMO CHEGAR A CABEÇÃO

Autocarro no Concelho de Mora

De carro

😴 ONDE DORMIR

Em Cabeção: Casa Zé Actor

Em Brotas: Casas de Romaria

Em Mora: Hotel Solar dos Lilases

🍴 SENTADA À MESA

A Palmeira

SUGESTÕES: Migas de Espargos ou Coentros, as melhores de todo o concelho; Sopa da Panela de Pombo Bravo, uma refeição aromática e de antigos sabores da aldeia; torresmos de rissol, uma deliciosa entrada a não perder.

Solar da Vila

Rua da Esperança 17, 7490, Cabeção

📞+351 933 818 943

SUGESTÃO: Sopa de Cação; Javali.

💭 O Fluviário
       Parque Ecológico do Gameiro
      📞 +351  266448130

  SUGESTÃO: Migas de Espargos

VIAJE EM SEGURANÇA em tempo de COVID-19

  1. Planeei com a sua viagem cuidadosamente e escolha todos os lugares que quer visitar. Se for visitar cidades verifique quais são as medidas de protecção em vigor no local para onde vai. Se quiser visitar museus e monumentos compre os bilhetes online sempre que isso seja possível evitando, assim, estar em filas. Certifique-se que esses locais aplicam medidas de protecção sanitária.
  2. Se for a restaurantes escolha os que respeitam todas as regras de protecção sanitária, incluindo a possibilidade de manter a distância social.
  3. Procure fazer as suas visitas a cidades quando o comércio já estiver fechado. Haverá menos gente nas ruas. Se quiser fazer compras, assegure-se que vai protegido.
  4. Leve consigo máscara facial e gel. Verifique se para onde vai é preciso ter consigo o seu passe sanitário.

Cabeção 8 lugares onde tem que ir_Parte I

Cabeção 8 lugares onde tem que ir_Parte II

2 thoughts on “Vá para fora. Venha até Mora! (2)

  1. Bom dia.
    Sou habitante de Cabeção e frequentador da zona do Gameiro.
    Quero só complementar a informação relativa ao passadiço: fazendo o percurso a partir da praia fluvial, é possível continuar, num caminho de terra batida, sempre pela base da encosta junto ao rio, até às ruínas da habitação de uma azenha que havia (actualmente submersa) e daí até à vila de Cabeção, num percurso que acompanha quase sempre a ribeira.
    (distâncias: 1,5km passadiço + 0,5km até às ruínas + 3km até Cabeção; dificuldade: fácil)

    É possível, também outros percursos fáceis ao redor da vila de Cabeção, sem dificuldade, porque são planos.

    Boas viagens…
    L. Canelas

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s