A Igreja etérea “Reading Between the Lines”

É em Borgloon, no coração da Flandres, na Bélgica, que vamos encontrar esta igreja toda feita de lâminas de aço e de madeira. Chamaram-lhe “Reading Between the Lines” (“Ler nas entrelinhas”).

Tem paredes sem as ter. Quem está dentro vê quem está cá fora. Quem está cá fora segue com o olhar quem está dentro.

Ao pôr do Sol torna-se quase transparente e quando o astro rei está a rasar o horizonte projecta no chão da igreja longas sombras que se assemelham a um tabuleiro de xadrez. É nesta hora do dia que esta pérola da arquitectura atinge o seu maior esplendor.

É composta por 30 toneladas de aço e 2000 colunas construídas sobre uma base de betão. De dia como ao anoitecer é quase uma miragem, uma silhueta etérea que se funde na paisagem.

O acesso faz-se a pé ou de bicicleta. Para se lá chegar caminha-se entre pomares de macieiras e pereiras. Chegado ao plateau onde repousa a igreja, daí se avista o vale e a antiga igreja de Tongeren.

O projecto foi concebido em 2011 pelos arquitectos holandeses Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh, em parceria com o museu Z33.

Embora aqui não se celebrem missas, no Domingo em que visitámos o local o Padre Wim estava rezar o terço com alguns crentes. Ao ar livre, sentados no chão. Foi bonito de ver aquele grupo de homens e mulheres a rezar fora da Casa do Senhor, em comunhão com a natureza.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s