Venha ver a minha Bruxelas III

O terceiro percurso pela minha Bruxelas leva-nos a pé desde a rue de La Loi até à Place du Luxembourg, onde se situa o Parlamento Europeu, com um final na Livraria Filigrane, um incontornável espaço de cultura da cidade. Venha daí e diga-me se gosta desta proposta de passeio.

A partir do metro Arts-Loi desça a rue de La Loi na direcção do túnel e vire na primeira à direita (rue d’Arlon), atravesse a Rue Belliard e continue a descer. Antes de chegar ao edíficio do Comité das Regiões vire à direita para a Esplanada do Parlamento. O seu ponto de referência é este edifício de mosaicos coloridos.

É um espaço amplo onde nos cruzamos com quem trabalha ou visita o Parlamento Europeu. Este é um dos locais visitados pelos turistas que têm curiosidade de ver a casa onde os deputados europeus, directamente escolhidos pelos Estados Membros para representar os seus países, tomam decisões que têm impacto na vida dos cidadãos.

Se tiver interesse em conhecer em detalhe a actividade desta instituição europeia saiba que o Parlamento organiza visitas de grupo.

Place du Luxembourg com o edifício do Parlamento Europeu ao fundo

Esta praça é um dos locais mais animados do chamado Bairro Europeu. Os inúmeros cafés e cervejarias existentes à volta da praça criam uma atmosfera muito alegre e vibrante e atraem sobretudo os inúmeros estagiários das instituições europeias. A quinta-feira é um dia sempre muito divertido.

Para o movimento da praça muito contribui a localização da estação ferroviária Bruxelles-Luxembourg, construída em 1854 pelo arquitecto Gustave Saintenoy. Esta linha privada, pertencente à Grande Companhia do Luxemburgo, foi comprada pela Serviço Nacional de Caminhos de Ferro Belgas (SNCB) em 1926. A estação foi completamente renovada e voltou com cara nova em 2009, após cinco anos de trabalhos de renovação que contaram com tecnologia avançada que deslocou a antiga gare alguns metros para que continuasse a servir o público durante o período dos trabalhos.

Na praça e na rua do Luxembourg encontramos alguns bons restaurantes. Pessoalmente recomendo o restaurante Porto Fino, que serve comida italiana de boa qualidade. Se gosta de petiscos de peixe o Mer du nord é uma excelente opção. Os produtos são super frescos, bem confeccionados e servidos em tapas, o que permite provar várias coisas e mesmo partilhar em grupo. Às terças-feiras realiza-se na praça um mercado bio, com produtos diversificados e de boa qualidade.

Daqui retomo o caminho de regresso, subindo a rue du Luxembourg em direção ao Squre de Meeûs, atravesso o jardim e caminho em direcção à avenue des Arts, onde vou fazer uma paragem na célebre livraria Filigranes. Local de culto para amantes de literatura, aberto 365 dias por ano, organiza também encontros com escritores e as suas obras, e ainda recitais de música.

Filigranes, avenue des Arts, Bruxelas

Esta é a maior livraria do mundo em um só piso. Para além de ser um mundo de livros nos mais variados domínios oferece posters de artistas de banda desenhada, discos, uma secção de artigos para crianças e presenteia o cliente com exposições de fotografia.

É muito agradável fazer aqui uma pausa para o almoço e comer uma boa quiche, uma salada ou uma sandes rodeada de todas estas obras literárias e não só. Difícil é sair daqui sem um livro. Ou sem um pastel de nata. que tamb~em se vendem no bar da livraria!

Hoje, fico por aqui. À bientôt! Tot ziens!

🌐 MAPA DO PERCURSO ART LOI/PLACE DU LUXEMBOURG/AVENUE DES ARTS

2 thoughts on “Venha ver a minha Bruxelas III

    1. Sim, passei quase à porta. Obrigada pela simpatia das suas palavras, Graça. Estas publicações são uma tentativa de dar a conhecer uma Bruxelas mais intima, culturalmente rica a quem não teve ainda a possibilidade de explorar a cidade fora dos circuitos turísticos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s