Ir ao Alentejo com as crianças

Foto | CMMora

O ano foi longo e toda a família está a precisar de férias? Não pense duas vezes, venha até Mora. O concelho tem diversão garantida para as crianças a um ritmo relaxante para os pais.

Parque Ecológico do Gameiro é um tesouro guardado na freguesia de Cabeção, concelho de Mora. A praia fluvial, em conjunto com o Passadiço do Gameiro e o bar de apoio,  é um lugar privilegiado de lazer e bem estar.

A praia fluvial é tão refrescante nos dias quentes de verão. É um espaço de lazer para toda a família, com possibilidade de acampar a apenas alguns metros de distância, beber uma bebida ou comer um gelado no bar do Gameiro, com vista para o lençol de água. As águas são calmas e nadar é relativamente seguro. Tem apenas que saber que a não muita distância da margem a profundidade da ribeira já não permite ter pé. Mantenha as crianças sempre sob vigilância.

Praia fluvial do Gameiro
Foto de Manuel Canelas

O Passadiço do Gameiro oferece momentos de contemplação e puro exercício físico em plena natureza. A pé pelo parque ecológico do Gameiro podemos andar cerca de 5.5 km entre água e verde.  O percurso inicia-se na praia fluvial e termina junto ao Fluviário. Ao longo do caminho encontrará diversificada fauna e flora, tudo acompanhado de painéis explicativos. Aconselho a fazer o percurso fora das horas em que o sol está a pique, porque o calor pode tornar o passeio menos aprazível.

Vista da Ribeira da Raia

O grau de dificuldade é baixo e, assim, o passadiço pode ser um agradável passeio para toda a família, incluindo os membros caninos – e quem sabe felinos.

O Parque de Arborismo  é um parque de aventuras radicais dirigido aos mais novos. Integra um percurso no topo das árvores com escalada, atravessamento de pontes de corda, de madeira e slide.

Foto | CMMora

O Fluviário de Mora faz as delícias das famílias.  A atracção principal são as lontrinhas mas os coloridos peixes e muitos outros habitantes de água doce  proporcionam uma fantástica manhã ou tarde com a criançada. 

A atracção maior são as lontras, claro. Não percam. Com ou sem garotada é uma visita pedagógica e os peixes, peixinhos e lontrinhas são uma delícia de ver.

Este grande aquário dedicado aos ecossistemas de água doce propõe uma visita que nos permite conhecer várias espécies que vivem na águas doces de Portugal, desde a nascente até à foz dos rios, algumas comuns a toda a Península Ibérica e outras da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift.

O Museu Interactivo do Megalitismo faz jus ao seu nome. Revela o passado e pisca o olho ao futuro com as novas tecnologias que o tornam verdadeiramente interactivo. É uma visita imperdível. O acolhimento é simpático, muito profissional e as visitas guiadas levam-nos facilmente a embarcar nesta viagem.

Aqui estou eu, em visita ao Museu do Megalítismo de Mora numa tarde quente de final de Verão
Foto de Rui Cavaco

As explicações são super completas, os painéis interactivos são atraentes e o espólio do museu é bastante interessante, não se limitando aos vestígios arqueológicos do concelho. A visita é atractiva tanto para adultos como para adolescentes interessados nestas antigas pedras e peças que nos falam de um passado remoto e que nos explicam de onde vimos.

O museu organiza regularmente ateliês para crianças, normalmente com inscrição obrigatória. Ao planear as suas férias dê uma olhadela na página de Facebook do próprio museu ou da Câmara Municipal de Mora. No site da Câmara também poderá encontrar essa informação.

Uma última palavra sobre o conjunto arquitectónico. Os edifícios ligam muito bem com o casario tipicamente alentejano em redor e integram na perfeição a antiga estação de comboios de Mora, que já de si era bonita.

Painel interactivo

As Piscinas Municipais são as nossas melhores amigas nos dias em que o sol não dá tréguas. Refrescam o corpo e servem todos os gostos, os dos grandes e dos pequenos, dos exímios nadadores, mas também de quem nada à prego e mesmo de quem tem um certo receio de ficar sem pé. Com diversas cascatas refrescantes, uma piscina central, outra para crianças, um tanque com escorrega e uma piscina de água aquecida, são o lugar ideal para estar quando o calor aperta.

O bar de apoio tem bebidas frescas e uns deliciosos gelados Olá. Se lhe apetecer ler passe pela pequena biblioteca ao lado do bar. Encontrará diversos títulos e embora a oferta não seja muito grande a iniciativa é super simpática.

E se a sua ideia de férias inclui desportos de aventura, muita adrenalina e emoção as Azenhas da Seda cá estão para o levar à descoberta das mais selvagens ribeiras desta zona do Alentejo.

Se juntar a todas estas actividades umas visitas ao património religiosos e megalítico do concelho tem programa assegurado para uma semana. Venha, tenho a certeza que Mora vai receber a sua família de braços abertos, como sempre me recebe a mim e à minha família. Boas férias.

🌞 METEOROLOGIA EM MORA

www.tempo.com/evora

😴 ONDE DORMIR
Brotas – casasderomaria.com

Mora – www.hotelsolardoslilases

Malarranha – www.montedacourela

Cabeção – campismogameiroccl.wixsite.com/gameiro

🍴 SENTADOS À MESA

O Concelho de Mora tem uma vasta oferta de restauração, satisfazendo paladares diversos e diferentes orçamentos familiares.

🎯 CABEÇÃO

A Palmeira

www.restauranteapalmeira.pt/

Impossível ir à Palmeira e não sair de lá satisfeito. O meu prat preferido é a Sopa da Panela de Pombo Bravo.

Solar da Vila

solardavila.blogspot

O Fluviário 
Parque Ecológico do Gameiro
📞 +351  266448130

🎯 PAVIA

Café Restaurante Arre Mulinha
Rua 5 de Outubro nº34
7490-426 Pavia
📞 +351 266 457 173 

O Retiro do Motorista
Rua 5 de Outubro, 2 A
📞 +351 933 620 456  ou +351 266457153

🎯 MORA

O Afonso

Rua de Pavia nº1 7490-207 Mora 📞 +351 266 403​ 166 ou +351 937 109 679 Esta é a meca gastronómica da freguesia de Mora, há 65 anos a enaltecer a cozinha alentejana. E mais não digo.

Tasca Gigante
Rua de Cabeção nº 12, por trás do Museu Interactivo do Megalitismo
💠  http://pt.locale.online/a-tasca-gigante-172302454.html Tudo é bom nesta Tasca onde a qualidade é Gigante, a ementa de tapas é ampla e representativa do melhor que se faz no Alentejo, tudo regadia a simpatia aos molhos do dono desta gloriosa casa de manjares.

Café Retiro Do Caçador
Rua de São Pedro 42, Mora, Portugal    

📞 +351  912 851 111

🚍 TRANSPORTE

Há duas maneiras de chegar ao concelho. De autocarro, pela RedeExpressos, a partir de Lisboa, pela RodaAlentejo, a partir de Évora. De carro, sendo que os acessos rodoviários são bastante bons.

www.checkmybus.pt/mora

www.rede-expressos

w.rodalentejo

ℹ️ INFORMAÇÃO DIVERSA

GameiroParque-Ecologico-Gameiro

Fluviário Fluviario-mora
Informacao-fresca-sobre-o-fluviario

Museu Interactivo do MegalitismoNucleo-Regional-Megalistismo
Megalitico

Arborismo – Parque-de-arborismo-do-gameiro

Piscinas Municipais – Horário de Verão: Quarta-feira – Domingo, 10h00 – 20h00 Mora-piscinas-municipais

Azenhas da Seda Azenhasdaseda








Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s